Em formação

Quarta-feira de cinzas e quaresma


Após o Mardi Gras, o Quarta-feira de Cinzas tem sido um dos destaques do calendário litúrgico da Igreja Católica desde o século VI. A Quarta-feira de Cinzas marca a entrada dos crentes em um período de jejum que continua desde o século 4, o Quaresma, que deve prepará-los para a maior festa da cristandade, aquela que celebra a ressurreição de Jesus de Nazaré: a Páscoa.

Preparando-se para a Páscoa

A Quarta-feira de Cinzas é um feriado móvel na Igreja Cristã, é 40 dias antes da Páscoa. Foi instituído por volta de 591 pelo Papa Gregório I. No século 18, as jovens nascidas naquela quarta-feira eram geralmente chamadas de Sandrine (/ Cendrine). Nesse dia, durante uma missa, os cristãos queimam os ramos que guardaram desde a missa de Palm. Com suas cinzas, o sacerdote desenha uma cruz na testa dos fiéis, pronunciando esta passagem do Gênesis: "Homem, lembra-te que és pó e que voltarás ao pó". Ele também usa a fórmula “Converta, creia no evangelho”. O objetivo é lembrar ao Homem que seu corpo e tudo o que ele possui estão condenados a desaparecer, e que sua única preocupação deve ser salvar sua alma seguindo a mensagem de Cristo.

A fim de evitar as distrações do mundo que os mantêm longe de Deus, os fiéis da Igreja Católica Romana devem jejuar e se abster no Dia das Cinzas. Este jejum continua em diferentes formas até a Páscoa. Em formas diferentes porque, ao contrário do jejum de outras religiões, a Quaresma (o nome Quaresma vem da contração da palavra latina quadragesima, que significa "quadragésimo") não é mais regulada com precisão na Igreja Católica. A intenção é libertar-se do que monopoliza o cotidiano material para voltar a focar na relação com Deus. Este jejum pode, portanto, inferir toda ou parte da alimentação, sexualidade, lazer ... Mas, além do jejum, a vida do penitente também deve ser marcada pela oração e pela esmola. Entre os protestantes, o jejum geralmente não é prescrito e esse tempo é gasto principalmente em meditação.

Este jejum não deve, no entanto, ser uma oportunidade para se engrandecer, como deixam claro as palavras de Jesus relatadas no Evangelho de São Mateus:

“Se você deseja viver como pessoas justas, evite agir na frente de homens para ser notado. Caso contrário, não há recompensa para você com seu Pai que está nos céus.
Portanto, quando deres esmola, não faças soar a trombeta diante de ti, como os que tocam nas sinagogas e nas ruas, para obter a glória que vem dos homens. Amém, eu lhe digo, eles receberam sua recompensa.
Mas você, quando você dá esmola, deixe sua mão esquerda ignorar o que sua mão direita dá,
para que a tua esmola permaneça em segredo; seu Pai vê o que você faz em segredo: ele vai retribuir.
E quando você ora, não seja como aqueles que dão show: quando fazem suas orações, gostam de ficar em sinagogas e encruzilhadas para se mostrarem bem aos homens. Amém, eu lhe digo, estes receberam sua recompensa.
Mas você, quando orar, retire-se para o fundo de sua casa, feche a porta e ore a seu Pai que está presente em segredo; seu Pai vê o que você faz em segredo: ele vai retribuir.
E quando jejuares, não fiques abatido, como quem dá um espetáculo: põe o rosto desfeito para mostrar aos homens que está a jejuar. Amém, eu lhe digo, eles receberam sua recompensa.
Mas você, quando jejua, perfuma a cabeça e lava o rosto;
assim, seu jejum não será conhecido pelos homens, mas apenas por seu Pai que está presente em segredo; seu Pai vê o que você faz em segredo: ele vai retribuir. "

Se a quarta-feira de cinzas data do século 6, a prática da Quaresma é anterior e remonta pelo menos ao século 4, ao Concílio de Laodicéia. No século 7, o calendário foi estabelecido como é hoje. Durante muito tempo, a Quaresma teve um duplo interesse, espiritual e social, aliás também permitiu às populações poupar para viver os estoques que se enfraqueciam no final do inverno, evitando assim a fome.

Imite a tentação de Cristo e Moisés no Sinai

Os quarenta dias de jejum do crente ecoa diretamente os quarenta dias que Jesus de Nazaré passou no deserto após seu batismo. Durante esses quarenta dias, Jesus jejua, ora e rejeita as propostas de glória e riqueza feitas a ele pelo Diabo:

“Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, ele estava com fome.
O tentador se aproximou e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.
Jesus respondeu: Está escrito: O homem não viverá só de pão, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
O diabo o levou à cidade santa, colocou-o no topo do templo e disse-lhe: Se você é o Filho de Deus, lança-se no chão; pois está escrito: Ele dará ordens aos seus anjos a seu respeito; E eles vão te sustentar nas mãos, para que você não bata os pés em alguma pedra.
Jesus disse-lhe: Também está escrito: Não tentareis o Senhor vosso Deus.
Então o diabo o carregou até uma montanha muito alta, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, e disse-lhe: Tudo isso eu te darei, se você se curvar e me adorar. Jesus disse-lhe: "Sai, Satanás!" Pois está escrito: Você deve adorar o Senhor seu Deus e servi-lo somente.
Então o diabo o deixou. E eis que os anjos vieram a Jesus e o serviram. "
Mateus 4. 1-11.

Os quarenta dias também se referem ao tempo que Moisés passou no Sinai antes de receber as Tábuas da Lei:

“Moisés subiu na montanha, e a nuvem cobriu a montanha.
A glória do Senhor repousou no Monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias. No sétimo dia, o Senhor chamou Moisés do meio da nuvem.
A aparência da glória do Senhor foi como um fogo consumidor no topo da montanha aos olhos dos filhos de Israel.
Moisés entrou no meio da nuvem e subiu ao monte. Moisés ficou na montanha quarenta dias e quarenta noites. "
Êxodo 24,15-18.

Em ambos os casos, a mensagem é semelhante: o crente deve se isolar do tumulto do mundo para encontrar Deus, encontrar a Fé, discernir o que o divino espera dele para poder realizá-lo em sua vida entre os outros homens. . Porque nem Jesus nem Moisés não permanecem em uma vida de adoração depois dessa experiência mística, eles voltam aos homens para iluminá-los por sua vez. Da mesma forma, a Quaresma deve ser um momento de reorientação para os crentes, levando-os de volta ao século com mais convicção.


Vídeo: Quaresma - Quarta-feira de Cinzas - Salmo 50 - Abertura da Quaresma - Ano C. 2019. (Setembro 2021).