Em formação

Calvinismo


A Reforma Protestante teve seu impacto inicial na Europa do século 16 por meio dos esforços de Martinho Lutero e seus seguidores. Os ensinamentos de outro reformador, o teólogo e advogado francês João Calvino (1509-1564), ganharam destaque um pouco mais tarde e suplantaram o luteranismo em muitas áreas.A teologia de Calvino foi apresentada na Institutos da Religião Cristã, publicado em 1536 e revisado várias vezes depois disso. Os princípios básicos incluem as seguintes crenças:

  • Deus é total e completamente soberano
  • Todos os homens são totalmente depravados e merecem a condenação eterna. No início, o homem foi criado à imagem de Deus, mas ele destruiu o relacionamento especial com o Criador ao provar o fruto proibido (queda de Adão). A resposta de Deus foi dura, mas justa - Adão e Eva e todos os seus descendentes para sempre foram condenados e carregariam a marca do pecado original.
  • Um Deus misericordioso, porém, teve pena do homem e enviou seu Filho para redimir alguns dos condenados. Nenhum homem merecia tal graça, mas Deus ofereceu gratuitamente a salvação a um número não especificado (considerado muito pequeno) de pecadores. Esses indivíduos afortunados eram conhecidos como os eleitos; seu destino foi determinado por Deus antes de seu nascimento (predestinação) e era irreversível.

Ninguém sabia quem estava entre os salvos. Era comumente aceito por muitos calvinistas que o comportamento santo era um sinal de que uma pessoa era membro dos eleitos, mas a doutrina ensinava que a boa conduta não poderia “ganhar” a salvação de ninguém. Deus havia decidido esse assunto há muito tempo. Do outro lado da moeda, era quase universalmente acreditado entre os calvinistas que uma vida de dissipação era um sinal seguro de danação. Tal sistema de crenças exerceu um impacto misto na sociedade. A boa conduta era incentivada porque muitas pessoas, talvez inconscientemente, queriam se convencer de que estavam entre os eleitos. No entanto, também houve influências negativas do calvinismo. A ansiedade era alta nessas comunidades, à medida que crentes angustiados contemplavam seus destinos. Também havia um interesse bastante constante e desagradável nas atividades dos vizinhos. O conforto foi encontrado ao observar as falhas morais dos outros e concluir que eles estavam, sem dúvida, entre os condenados. Os calvinistas diferiam dos católicos romanos em sua rejeição da autoridade papal. Calvino veio a abraçar a ideia de um “sacerdócio universal” no qual os crentes não precisavam do ministério diário de padres. Calvino reteve apenas dois dos sacramentos católicos: comunhão e batismo. Os calvinistas compartilhavam com os luteranos uma dependência das Escrituras para discernir a palavra de Deus, mas a natureza dessa palavra era objeto de grande disputa. Lutero ensinou que a salvação era baseada na fé e rejeitou a concepção calvinista da predestinação. Os calvinistas insistiam em uma sociedade austera governada por teocratas (como Calvino ajudou a estabelecer em Genebra); As comunidades luteranas foram mais tolerantes e perdoadoras. Tanto os calvinistas quanto os luteranos estariam em conflito com seitas cristãs posteriores, mais emocionalmente carregadas, nas quais cada grupo (e às vezes cada indivíduo) interpretaria as Escrituras. O calvinismo teria um grande impacto no desenvolvimento da América colonial, especialmente na Nova Inglaterra região, onde as chamadas igrejas reformadas (puritana, presbiteriana e huguenote) foram dominantes nos primeiros anos.


Assista o vídeo: AGENT MARCEL i SMARTWATCH TOBI ROBOT (Novembro 2021).